Vereador solicita Audiência Pública para discutir crise hídrica em Várzea Nova
O vereador Abnadabe Brito apresentou Requerimento solicitando da Chefe do Poder Executivo Municipal a realização de uma Audiência Pública que discutirá a crise hídrica enfrentada pelo município de Várzea Nova. A solicitação ocorre em um contexto de agravamento da escassez de água, decorrente da redução do nível dos poços artesianos e da diminuição das chuvas, fenômeno intensificado no período de estiagem.
Segundo a justificativa apresentada pelo parlamentar, além das variações climáticas naturais, o aumento do consumo de água para irrigação tem gerado um desequilíbrio que resultou no esgotamento de mais de 20 poços em diferentes localidades do município. Várzea Nova é o único município da região inserido integralmente na Bacia do Rio Salitre, fonte essencial de abastecimento, cujo volume de água disponível tem diminuído significativamente, impactando o abastecimento da população e a produção agrícola.
Diante desse cenário, a proposta do vereador prevê a participação de geólogos, representantes da EMBASA, entidades de classe, sociedade civil e agricultores, entre outros, na Audiência Pública. O evento, que terá local, data e horário definidos pelo Poder Público Municipal, pretende discutir estratégias para a gestão eficiente dos recursos hídricos e medidas para mitigar os impactos da seca.
Além disso, o vereador Abnadabe Brito solicitou que o Poder Executivo apresente, no prazo máximo de sete dias, uma resposta à Câmara Municipal detalhando as ações já implementadas e planejadas para enfrentar a crise hídrica. O vereador destacou a necessidade de iniciativas de conscientização, como palestras e seminários, para promover o consumo responsável e práticas sustentáveis, evitando que Várzea Nova enfrente dificuldades semelhantes às de municípios vizinhos da região da região de Irecê.
por:jacobina24hs