Quinze pessoas são presas na 14ª fase da Operação Unum Corpus em Jacobina
Nesta quinta-feira (12), foi deflagrada a 14ª fase da Operação Unum Corpus na capital e no interior do estado, resultando na prisão de 516 suspeitos em Salvador, na Região Metropolitana (RMS) e em diversas cidades do interior da Bahia. Os alvos estão envolvidos em crimes contra a vida, contra o patrimônio, tráfico de drogas, estupros e violência doméstica.
Na região de Jacobina, a 16ª Coordenadoria Regional do Interior (COORPIN), sob o comando da Delegada Corina Lopes de Oliveira, prendeu 15 pessoas suspeitas de crimes de homicídio e tráfico de drogas.
“Hoje foi o Dia D da Operação Unum Corpus, mas o nosso trabalho começou desde a última quinta-feira, totalizando 15 prisões na região de Jacobina”, declarou a Delegada em entrevista à Rádio Jaraguar FM/TV Jacobina.
Delegada Corina Lopes, Coordenadora da 16ª Coorpin
As equipes da 16ª Coorpin efetuaram buscas, apreensões e prisões em várias cidades da região, como Jacobina, Capim Grosso, Miguel Calmon e Várzea da Roça. Na quinta-feira da semana passada, foram realizadas prisões de acusados de homicídio no distrito de Caatinga do Moura. Ontem, foram cumpridos sete mandados contra criminosos do município de Várzea da Roça, suspeitos de envolvimento com crimes de homicídio e tráfico de drogas.
Hoje, no distrito de Junco, em Jacobina, foram cumpridos mandados de busca e apreensão, inclusive com a realização de flagrantes. Também no distrito do Junco, um homem foi preso com mandado de prisão em aberto da Vara de Execuções Penais do Distrito Federal.
A Delegada Corina Lopes afirma que a Polícia Civil irá intensificar cada vez mais o trabalho de combate à criminalidade na região de Jacobina, inclusive com a chegada de mais um delegado para integrar a equipe da 16ª Coorpin.
Em todo o estado, nesta 14ª fase da Operação Unum Corpus, até o momento, 387 mandados foram cumpridos, sendo 144 por crimes contra a vida, 126 contra o patrimônio, 61 relacionados à violência doméstica, 140 por tráfico de drogas e 49 por estupro. As forças de segurança também apreenderam 55 armas, 28 veículos e mais de R$ 62 mil em dinheiro. Além disso, nove medidas judiciais foram executadas contra internos do sistema prisional suspeitos de ordenar ações criminosas externas.
De acordo com a Delegada-Geral da Polícia Civil da Bahia, Heloísa Brito, a operação é fundamental para desarticular o crime organizado no estado. “A Operação Unum Corpus tem mostrado resultados importantes na desarticulação de grupos criminosos e no combate ao tráfico de drogas e outros crimes graves. É um trabalho integrado que fortalece a segurança da sociedade baiana e protege vidas”, afirmou.
Por
Augusto Urgente