O motivo dessa taxação antes do primeiro dia de agosto é porque o governo federal não levará em conta a data de compra ou de chegada da mercadoria ao país, mas a data em que a Declaração de Importação de Remessa (DIR) tiver sido emitida.
Então, se a emissão da DIR não for feita antes do dia 1º de agosto, o imposto não será identificado ou cobrado na nota fiscal da compra do produto e pode acabar sendo taxado pelo governo brasileiro.
De acordo com publicação do Metrópoles, a chefe da Divisão de Controles Aduaneiros Especiais da Receita Federal, Rosângela Moreira Rodrigues explicou que, efetuada a compra na plataforma, ela tem um prazo para encaminhar essas informações para o registro da declaração. “A plataforma precisa se organizar para que isso ocorra o mais rápido possível”.
Fonte: Bnews
Foto: Divulgação
Compras feitas antes de 1º de agosto podem ser taxadas; entenda
Quem costuma comprar na Shopee, Shein e AliExpress já pode ser taxado antes de 1º de agosto, segundo a Receita Federal informou nesta sexta-feira (28). O consumidor poderá pagar os 20% de imposto sobre o valor total da mercadoria importada.