Governo zera tarifa de importação de arroz para garantir abastecimento

                            

O Comitê Gestor da Câmara de Comércio Exterior (Camex) aprovou, nesta segunda-feira (20), a redução a zero do imposto de importação de três tipos de arroz, visando evitar problemas de oferta do produto devido às enchentes no Rio Grande do Sul, responsável por 70% da produção nacional. A medida, anunciada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), inclui dois tipos de arroz não parbolizado e um tipo polido.

Essa decisão, que permite ao país mexer na tarifa sem consultar os demais membros do Mercosul, visa garantir o abastecimento interno diante da crise enfrentada pelos produtores gaúchos. Embora a maioria das importações de arroz do Brasil já seja realizada de países do Mercosul com tarifa zero, o MDIC destaca o "potencial" para importar o produto de outras nações, como a Tailândia.

A tarifa zerada entrará em vigor a partir da publicação da decisão no Diário Oficial e permanecerá em vigor até 31 de dezembro. Esta medida se soma à autorização, concedida pelo governo há dez dias, para que a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) compre arroz importado em caráter excepcional, em volume de até 1 milhão de toneladas de arroz beneficiado ou em casca. Essas ações buscam garantir a estabilidade no fornecimento desse importante alimento básico para os brasileiros.


Foto: Ed Alves / CB / D.A Press
Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas