Armas de fogo matam quatro vezes mais negros do que brancos no Brasil, aponta estudo

 

Dados do Boletim de Saúde da População Negra, lançado pelo Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS), apontam que o número de homens negros e pardos mortos por arma de fogo é quatro vezes maior do que os homens brancos.

Conforme o levantamento, quase 150 mil negros foram vítimas entre 2012 e 2022, enquanto 38,2 mil homens brancos morreram na mesma consequência.

O período que mais registrou casos de homicídio por arma de fogo foi o ano de 2017: 17,6 mil mortes de negros e pardos, contra 4,1 mil homens brancos assassinados.

Segundo os autores da pesquisa, Rony Coelho e Manuel Mahoche, as desigualdades estruturais evidenciam uma vulnerabilidade maior para os negros e pardos, comparado aos homens brancos.

"Evidências acadêmicas pautam o reconhecimento das desigualdades estruturais e históricas e revelam uma maior vulnerabilidade da população negra às agressões, manifestando-se em indicadores de saúde desfavoráveis e ressaltando a necessidade premente de políticas públicas e intervenções em saúde direcionadas", afirmam os autores da pesquisa.

Fonte: Bnews
Foto: Reprodução/freepik
Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas