E se colocasse uma placa solar sobre um carro elétrico teríamos combustível infinito? Este cara fez o teste
foto: Reprodução/Marksuel Carlos
A principal dúvida de muita gente sobre carro elétrico ainda é “o que acontece se a bateria acabar no meio do caminho?”. Em inglês, há até um termo específico, “range anxiety”, que pode ser traduzido livremente como ansiedade da autonomia. Mas e se alguém prometesse “energia infinita” para carros 100% elétricos? Isso aconteceu no Brasil e viralizou na internet.
Recentemente, o influencer Marksuel Carlos postou um vídeo a bordo do BYD Yuan Plus, onde, de maneira humorística, sugeriu que havia alcançado tal feito. Com uma placa solar no teto e um gerador a combustão no banco traseiro, ele sugeriu ter criado um carro 100% elétrico com “energia infinita”. O vídeo causou grande repercussão, acumulando mais de 6 milhões de visualizações.
Como Funciona a Energia Solar em Carros Elétricos?
Para esclarecer a viabilidade do projeto, o Canaltech entrevistou dois especialistas: Cassio Pagliarini, engenheiro da Bright Consulting, e Helder Almeida, coordenador do curso de engenharia do Ibmec-BH. Ambos foram enfáticos ao afirmar que, mesmo para um carro parado, a energia captada pela placa solar seria insuficiente.
Segundo Almeida, a placa solar precisaria de uma inclinação específica para captar a máxima quantidade de energia. Ele explicou que a movimentação do carro reduziria ainda mais a eficiência do painel, tornando a proposta inviável do ponto de vista prático e técnico.
Poderia um Carro Elétrico Andar Apenas com Energia Solar?
Pagliarini reforça essa ideia ao dizer que, mesmo sob condições ideais de incidência solar, a energia gerada pelo painel solar seria insuficiente para mover o carro. Ele fornece um cálculo revelador: a placa solar no teto de um carro comum geraria, no máximo, 100 watts, enquanto um carro como o BYD Yuan Plus requer milhares de watts para funcionar. Portanto, um painel solar não conseguiria carregar o carro de forma eficiente.
Por Terra Brasil