Pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil realizam levantamento de dados da geodiversidade no município de Jacobina

Entre os dias 3 e 18 de julho de 2024, uma equipe de pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil (SGB) estará em campo para a segunda etapa do levantamento de dados da geodiversidade no município de Jacobina, conhecido como a “Cidade do Ouro”, localizado no centro-norte do estado da Bahia.

O objetivo do trabalho é desenvolver um diagnóstico abrangente, reunindo informações sobre o comportamento do meio físico no âmbito da geologia, incluindo recursos minerais, recursos hídricos superficiais e subterrâneos, potencial para o geoturismo, além de identificar possíveis problemas geotécnicos, como deslizamentos e inundações.

Além das riquezas minerais, os pesquisadores do SGB já verificaram que a área de estudo possui um grande potencial agrícola e turístico. Ao final do levantamento, serão disponibilizados um Mapa da Geodiversidade, um Atlas Digital, o Banco de Dados Georreferenciado e um resumo executivo. Esses produtos são importantes ferramentas para a gestão e o planejamento territorial, conforme destaca o coordenador-executivo do Projeto Geodiversidade, Raimundo Almir da Conceição.

“O estudo poderá auxiliar os gestores na tomada de decisões referentes aos aspectos do meio físico de Jacobina. Paralelamente, a população também se beneficia com o conteúdo, a partir do momento em que políticas públicas relacionadas ao turismo, meio ambiente, ordenamento do território e mitigação de problemas geotécnicos começam a ser implementadas”, afirma Conceição.

João Luiz Matta de Souza, supervisor da Gerência de Hidrologia e Gestão Territorial da Superintendência de Salvador (GEHITESA), ressalta a importância do Mapeamento da Geodiversidade por reunir e qualificar a diversidade de elementos e processos relacionados à área em estudo.

“Com esses dados, é possível destacar as limitações e potencialidades da região, o que facilita aos gestores públicos a tomada de decisões mais assertivas, no que se refere ao aspecto da ocupação urbana, por exemplo”, explica Souza.

A terceira etapa de campo está prevista para agosto de 2024. Posteriormente, será elaborado o Sistema de Informação Geográfica (SIG) que, tão logo esteja finalizado, será divulgado pelo SGB.

O levantamento da geodiversidade em Jacobina demonstra o compromisso do Serviço Geológico do Brasil em fornecer informações valiosas para o desenvolvimento sustentável e o planejamento territorial, contribuindo para o crescimento econômico e a melhoria da qualidade de vida da população local.

Fonte: Blog Jacobina 24 Horas