Segundo a pasta, a plataforma deve atualizar informações sobre localização, contato, horário de funcionamento e o calendário de vacinação
Foto: Bruno Concha/Secom
Por João Rosa
O Ministério da Saúde anunciou nesta quinta-feira (18) uma parceria com o Google para facilitar o acesso às informações sobre vacinação em Unidades Básicas de Saúde (UBS). A intenção da pasta é incluir dados sobre localização, contato, horário de funcionamento e o calendário de vacinação.
Segundo o ministério, cerca de 40 mil postos de saúde terão a atualização nos resultados de buscas e do Google Maps, com base em detalhes fornecidos pelo governo. Além disso, também será exibida uma mensagem com link direto para o Calendário Nacional de Vacinação nos resultados das buscas como “postos de saúde próximos a mim”.
Com a parceira, os usuários poderão pesquisar “vacinação perto de mim” na barra de pesquisas do Google e a plataforma vai fornecer as seguintes informações:
- Dados de endereço;
- telefone e expediente atualizados;
- horário de funcionamento oficiais dos postos; e
- link do Calendário Nacional de Vacinação para acompanhar as datas de imunização.
A expectativa do governo é que a iniciativa contribua para a adesão da população às campanhas de vacinação. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, celebrou o acordo e afirmou que a iniciativa vai facilitar o acesso da população aos postos de saúde.
“Estamos pensando em todos os caminhos para recuperar as altas coberturas vacinais, nessa que é uma das grandes metas do governo do presidente Lula”, afirmou a ministra em uma publicação no X (antigo Twitter).
Segundo o Google Trends, o Brasil é o terceiro país mais ativo em buscas relacionadas à saúde e o sétimo em interesse por vacinação globalmente, desde 2004. Nos últimos 12 meses, o país manteve sua posição entre os oito primeiros no ranking mundial.
Vacinação Dengue
O Ministério da Saúde anunciou nesta semana a ampliação do público-alvo da vacinação contra a dengue com doses de imunizantes que estão próximas à data de vencimento.
A faixa etária passará de 10 a 14 anos para 6 a 16 anos em municípios que ainda tiverem com um alto número de doses a vencer em 30 de abril. Esses imunizantes fazem parte do quantitativo doados ao Brasil em fevereiro.
Segundo o Ministério da Saúde, os municípios que permanecerem com baixa adesão poderão ampliar para o público especificado na bula da vacina da dengue, que vai dos 4 aos 59 anos. Essa medida deverá ser adotada em caso de necessidade, para que não haja desperdício das doses.
O público que receber os imunizantes terá a segunda dose garantida.
Fonte: CNN Brasil