O momento da ação foi flagrado por agentes policiais. Antes de atracar, os criminosos lançaram três pacotes com os entorpecentes no mar e pularam na água logo na sequência. O navio ainda estava em movimento e a cerca de 17 km do porto espanhol de Ceuta.
De acordo com as autoridades, o objetivo dos suspeitos era aguardar a chegada de cúmplices da organização criminosa, que os resgatariam na água e levariam as bolsas com drogas.
A Guarda Civil do país afirmou que a embarcação já estava sendo monitorada no âmbito de uma operação da Polícia Nacional e da Vigilância Aduaneira. Uma equipe da Força Aérea Portuguesa prestou apoio à ação e captou as imagens dos criminosos.
O respectivo método tem sido utilizado cada vez mais por redes de tráfico internacional de drogas. Eles se infiltram escondidos em navios que, geralmente, saem da América do Sul com destino à Europa, e ficam com roupas de mergulhos. A droga é acoplada em coletes salva-vida.
Quando chega próximo a algum porto, os criminosos pulam na água sem deixar rastros, e ficam boiando até a chegada de membros da organização criminosa, que são guiados pelo sinal de GPS instalado nos fardos de droga.