O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT), anunciou hoje a destituição da economista Rita Serrano do cargo de presidente da Caixa Econômica Federal. A decisão foi comunicada em uma reunião realizada no Palácio do Planalto, no final da manhã.
Com uma carreira sólida na Caixa desde 1989, Maria Rita ocupava a presidência da instituição desde janeiro. Anteriormente, desempenhou um papel ativo no Conselho de Administração do banco.
Em um comunicado oficial, o Palácio do Planalto confirmou que o novo presidente da Caixa será o economista e funcionário de carreira da Caixa, Carlos Vieira Fernandes, que já ocupou cargos de confiança em ministérios associados a partidos do Centrão em anos anteriores.
A mudança na liderança da Caixa já era aguardada, e partidos do Centrão almejavam a presidência do banco em troca de apoio ao governo de Lula no Congresso.
O presidente da Câmara, Arthur Lira, do Partido Progressista (PP-AL), havia manifestado anteriormente que a nomeação para a presidência da Caixa estava sendo negociada para ampliar a base parlamentar que apoia o Palácio do Planalto.
Além da presidência, os partidos do Centrão também têm interesse em indicar novos ocupantes para as vice-presidências da Caixa. Lula e Lira têm planos de se reunir ao longo desta semana para oficializar as mudanças.
O Centrão é um bloco de partidos que historicamente oferece apoio ao governo federal em troca de cargos e recursos do orçamento público.
A disputa pelo controle da Caixa e de outros órgãos públicos, como os Correios e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), tem sido uma demanda constante dessas siglas desde o mês de julho.
Nota oficial
O governo divulgou nota oficial sobre a mudança. Veja abaixo:
Nomeação de novo presidente da Caixa Econômica Federal
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu nesta quarta-feira (24/10), com a presidenta da Caixa Econômica Federal, Rita Serrano, e agradeceu seu trabalho e dedicação no exercício do cargo.
Serrano cumpriu na sua gestão uma missão importante de recuperação da gestão e cultura interna da Caixa Econômica Federal, com a valorização do corpo de funcionários e retomada do papel do banco em diversas políticas sociais, ao mesmo tempo aumentando sua eficiência e rentabilidade, ampliando os financiamentos para habitação, infraestrutura e agronegócio.
Na gestão de Serrano foram inauguradas 74 salas de atendimento para prefeitos em todo o país, cumprindo um compromisso de campanha.
O governo federal nomeará o economista Carlos Antônio Vieira Fernandes para a presidência do banco, dando continuidade ao trabalho da Caixa Econômica Federal na oferta de crédito na nossa economia e na execução de políticas públicas em diversas áreas sociais, culturais e esportivas.
Secretaria de Imprensa
SECOM