O senador Sergio Moro (União-PR) criticou o discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na abertura da 78ª da Assembleia-Geral da ONU (Organização das Nações Unidas), em Nova York, nos Estados Unidos, nesta terça-feira (19).
De acordo com o senador, o discurso foi ruim. “O que se lê na parte importante é agenda contra os Estados Unidos (contra FMI, prisão de Assange e embargo de Cuba) e a favor da Rússia (contra as sanções unilaterais). Nenhuma palavra de censura contra as violações de direitos humanos pelos seus amigos ditadores”, escreveu Moro no X, antigo Twitter.
"Conseguiu até instrumentalizar a guerra na Ucrânia para renovar o anacrônico pleito do Brasil de integrar o Conselho da ONU de forma permanente. De qual forma isso faria diferença para a Ucrânia quando assistimos Lula adular Putin?”
Tradicionalmente, cabe ao presidente brasileiro fazer o primeiro discurso, seguido do presidente dos Estados Unidos na Assembleia-Geral da ONU. Essa é a oitava vez que o presidente brasileiro abrirá a assembleia da ONU. Na segunda (18), Lula participou de reuniões bilaterais com o ex-primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, e com o presidente da Confederação Suíça, Alain Berset.