Nova reunião do conselho político com Jerônimo deve ocorrer no dia 11


O próximo encontro do conselho político composto por líderes dos partidos que integram a base do governador Jerônimo Rodrigues (PT) deve ocorrer no dia 11 deste mês, ou seja, na próxima segunda-feira. A primeira reunião ocorreu no último sábado (2), quando o chefe do Executivo baiano solicitou celeridade na definição da candidatura da base para a Prefeitura de Salvador nas eleições de 2024, com a intenção de aprofunar as discussões a partir da próxima semana. 

Nesse encontro inicial, Jerônimo Rodrigues reuniu os presidentes de todos os partidos aliados, juntamente com o líder do PP na Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Niltinho. Também estiveram presentes o senador Jaques Wagner (PT), o vice-governador Geraldo Júnior (MDB), o secretário estadual de Relações Institucionais, Luiz Caetano (PT), e o chefe de Gabinete, Adolpho Loyola (PT). 

A primeira parte da reunião consistiu em um balanço das ações do governo até o momento, conforme apurado pela Tribuna. Posteriormente, o governador defendeu a necessidade de estabelecer critérios para a seleção de candidaturas únicas em pelo menos 70 dos maiores municípios baianos. 

Jerônimo enfatizou que, nas localidades onde o prefeito pertence a um partido que apoiou tanto ele quanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2022, esse prefeito deve ter prioridade e o respaldo de todos os aliados.  

Para os casos em que houver disputa entre os partidos da base governista, o governador solicitou que as siglas tentem chegar a um consenso inicialmente e, em caso de impasse, a questão deverá ser submetida à avaliação do chefe do Executivo estadual na busca por unidade. 

No entanto, na reunião, o governador não abordou diretamente nenhum município, e sua menção a Salvador, vale destacar, foi breve. Jerônimo expressou seu desejo de que o candidato à capital seja definido o mais rápido possível, o que também é compartilhado por Jaques Wagner. 

Dois nomes que se colocam na disputa estavam presentes na reunião: Geraldo Júnior, que fortaleceu sua posição com a retirada da candidatura do presidente da Conder, José Trindade (PSB), e a deputada federal Lídice da Mata, presidente do PSB. O ex-deputado federal Lúcio Vieira Lima, presidente de honra do MDB, também esteve por lá. 

A reunião também marcou a primeira participação de Ronaldo Carletto no grupo, agora como presidente estadual do Avante. Lá, o ex-deputado federal afirmou que as conversas sobre lançar um candidato na capital baiana devem acontecer mais para a frente, e que o Avante ainda não indicou nomes. Outra presença que chamou a atenção foi a de Luciano Araújo, do Solidariedade, partido que oficialmente não faz parte da base de apoio ao governo de Jerônimo. 

Jerônimo encerrou a reunião por volta das 12h30 do dia e deixou o prédio do Centro de Operações e Inteligência da Segurança Pública, localizado no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, pela saída dos fundos, sem sequer falar com a imprensa presente.
Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas