Nova variante eleva em 80% casos de Covid-19 no planeta, diz OMS


A Covid-19 está mais viva do que nunca. Os casos detectados em todo o mundo aumentaram 80% no último mês, embora a mortalidade tenha reduzido 57%, conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) publicados na sexta-feira (11).

Estes números coincidem com um aumento perceptível da circulação de uma nova variante do vírus em países como Estados Unidos, Reino Unido e França, em pleno verão no hemisfério norte.

Entre 10 de julho e 6 de agosto foram reportados cerca de 1,5 milhão de casos, um aumento de 80% em relação aos 28 dias anteriores, relatou o informe semanal da OMS.

O número de mortos caiu 57% e ficou em 2.500.

A OMS alertou que esses números não refletem a situação real (ou seja, estão subnotificados), já que os testes de diagnóstico e o monitoramento da pandemia despencaram.

EG.5

No início de maio, a OMS declarou que a pandemia deixou de ser uma emergência sanitária mundial.

Na quarta-feira, porém, seu diretor-geral, Tedros Adhanom Ghebreyesus, advertiu que “o vírus continua circulando em todos os países, continua matando e se modificando”.

Sua versão EG.5, apelidada Eris por alguns cientistas, é atualmente a mais detectada e pode ser a responsável pelo recrudescimento. Mais de 17% dos casos de Covid-19 reportados em meados de julho foram atribuídos ao EG.5, em comparação com 7,6% do mês anterior, segundo a OMS.

Vacinação

Para melhor adaptação às mutações do vírus, os grupos farmacêuticos Pfizer/BioNTech, Moderna e Novavax preparam vacinas direcionadas a XBB, como recomendou a OMS na primavera.

Em vários países, entre eles a França, as campanhas de vacinação, com foco nos vulneráveis, estão previstas para este outono, junto com as companhas contra a gripe. (Fonte: JC Online)
Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas