O desempenho do cash & carry continuou relevante para o resultado alcançado, que contribuiu para mitigar os efeitos da desaceleração na economia e a pressão sobre a renda do consumidor durante o período. Representado pelas redes GIGA Atacado, Mercantil Atacado e por unidades Bretas Atacarejo, o formato praticamente dobrou sua participação na receita do grupo, com 35% no 2T23, comparado a 18% no 2T22.
Visando complementar sua atuação e ampliar as vendas no e-commerce, a Cencosud Brasil firmou importantes parcerias com Uber Cornershop – para atender à bandeira de conveniência Spid no Rio de Janeiro – e com a plataforma iFood, aumentando a capilaridade das marcas Spid, Prezunic, GBarbosa, Bretas, Perini e Mercantil Atacado nas distintas regiões onde estão presentes.
“Nosso foco está em garantir a rentabilidade do negócio, em tornar as operações mais eficientes e estabelecer parcerias que nos permitam entregar soluções para melhor servir aos nossos clientes das lojas físicas e do e-commerce”, pontuou o presidente da Cencosud Brasil, Sebastián Los.
Outra iniciativa adotada para explorar novas possibilidades no digital e engajar os clientes das bandeiras foi a realização de live commerce. O uso da plataforma que combina entretenimento e e-commerce foi impulsionado após os investimentos de Cencosud Ventures, unidade de capital de risco da companhia, na startup brasileira de live shopping, MIMO Live Sales.
Fruto de um investimento de R$ 13 milhões, a unidade possui arquitetura e comunicação visual modernas e trouxe inovações como o pagamento por reconhecimento facial e o serviço inédito Fila Zero, que potencializa a experiência omnicanal proporcionando ao cliente selecionar os produtos na loja física e agendar o recebimento e pagamento das compras em domicílio, com toda comodidade.
A crescente digitalização da companhia também tem contribuído para uma gestão mais eficiente no dia a dia. Um dos exemplos é o aplicativo interno Arcus, que gerou uma economia de US$ 630 mil ao disponibilizar aos líderes da operação a consulta em tempo real de indicadores da sua própria unidade de negócio – como vendas online, alerta de validade, alerta de reabastecimento nas gôndolas, estoque, entre outras funcionalidades – com impacto direto na melhoria operacional das lojas e, consequentemente, nos resultados.
Outra iniciativa em curso é a integração tecnológica do GIGA Atacado, bandeira adquirida pelo grupo em julho de 2022, e que, futuramente, compartilhará dos mesmos padrões de segurança, contratos e serviços de Cencosud.
Para o segundo semestre, período de grande movimentação no varejo principalmente por conta da sazonalidade, a Cencosud Brasil segue com o desenvolvimento de ações regionais com foco no cliente tendo em vista a perspectiva de melhora no cenário econômico com a redução das taxas de juros e a recuperação na renda da população, indicando uma possível retomada do ciclo de crescimento do país.