Criação de 25 mil alevinos qualifica produção de famílias agricultoras em Tapiramutá
O sistema de criação de alevinos ainda vai contar com o uso de energia solar, que está em fase de instalação no local, promovendo ainda mais a economia e a sustentabilidade dos agricultores e agricultoras.
Na comunidade de Ingazeira, no município de Tapiramutá, agricultores criadores de alevinos de tilápia passaram a produzir de forma sustentável. No local, o que antes era feito em tanques de barro, com impacto ambiental e desperdício de água, hoje acontece em uma estrutura de seis tanques escavados com sistema de recirculação de água (RAS) e sustentabilidade ambiental dos processos.
O novo formato de criação é resultado dos investimentos da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), no valor de R$ 752 mil, por meio do projeto Bahia Produtiva, na Associação Beneficente dos Pequenos Produtores Rurais da Ingazeira. Os recursos foram aplicados na aquisição de kits de aquicultura, kits de feira para peixe fresco, assistência técnica e na implantação de viveiros escavados para a produção dos peixes.
O presidente da Associação, Antônio Barbosa, comentou os avanços. “Já estamos com a criação dos peixes e está todo mundo animado porque antes nós usávamos um tanque de barro, mas agora nós temos esses equipamentos e técnica para melhorar a criação. A nossa expectativa com isso é aumentar a nossa renda porque, com essa quantidade de peixe, dentro de seis meses já vamos poder buscar a comercialização”, disse.
O especialista em Aquicultura e Pesca do Bahia Produtiva, Alexandre Macedo, analisa a diferença da produção a partir dos investimentos da CAR. “Nesse sistema, a ideia principal é manter a produção, a qualidade de uma produtividade excelente com o menor custo possível de energia. Então, são tanques elevados de gel membrana que permite uma produção de mais de 20 toneladas por ano, sem impacto ambiental. Ou seja, eles vão ter um ganho tremendo com o sistema”, avaliou.
O sistema de criação de alevinos ainda vai contar com o uso de energia solar, que está em fase de instalação no local, promovendo ainda mais a economia e a sustentabilidade dos agricultores e agricultoras. O Bahia Produtiva é um projeto executado pela CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Banco Mundial. As informações são de assessoria.